17 de out. de 2010

I Encontro de Supervisores de Estágio em Jornalismo de Governador Valadares

Na noite do dia 14 deste mês aconteceu o I Encontro de Supervisores de Estágio em Jornalismo de Governador Valadares, promovido pela professora Fernanda Melo, orientadora de estágio do curso de Jornalismo da Univale. O encontro aconteceu na sala 4 da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV), espaço gentilmente cedido pelo presidente da instituição, José Geraldo Prata Lemos.

Em uma hora e meia de interação foi discutido diversos assuntos referentes à questão do estágio. Entre eles, destacam-se a nova política de estágio do Curso de Jornalismo/Univale, a preservação do papel do estagiário enquanto aprendiz e não na condição de profissional e, muito menos, mão-de-obra barata, as principais distorções da prática dos atuais estágios em Jornalismo na cidade e os direitos e deveres das partes envolvidas com base na Lei do Estágio (11.788/2008).

Compareceram ao encontro supervisores de estágio das seguintes instituições: TV Rio Doce, Diário do Rio Doce e Núcleo Cidade Futuro. As outras sete instituições concedentes, justificaram a ausência via telefone e e-mail. A gerente regional do Centro de Integração Empresa/Escola (Ciee), Ilza Amaral e a professora Nagel Medeiros, coordenadora do Curso de Jornalismo da Univale também estiveram presente e deram significativas contribuições para a discussão.

Professora Fernanda Melo ressaltou a importância das instituições concedentes manterem um diálogo aberto e constante com o Curso de Jornalimo com vistas a assegurar um estágio de qualidade cada vez mais elevada. Os supervisores de estágio relataram algumas experiências positivas e negativas com os estagiários e corroboraram com uma maior aproximação e a necessidade de fóruns de discussão como esse encontro e outros.

Ao final, a professora Fernanda Melo reforçou o convite para o I Seminário ESTÁGIO EM JORNALISMO, a se realizar nos dias 4 e 5 de novembro, no Campus II da Univale. O Seminário tem por objetivo promover um espaço para discussão, reflexão teórico-prática e trocas de experiências entre alunos, supervisores de estágio das instituições concedentes e professores do Curso de Jornalismo da Univale acerca das questões relativas ao estágio não-obrigatório em Jornalismo. Em breve será divulgada a programação completa do evento.

Os Encontros de Supervisores de Estágio em Jornalismo de Governador Valadares será uma atividade permanente do Curso, com periodicidade semestral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário