25 de out. de 2010

Programação completa

I Seminário ESTÁGIO EM JORNALISMO
Reflexões, Limites e Vivências


04 DE NOVEMBRO DE 2010

MESA-REDONDA: ESTÁGIO EM JORNALISMO – Reflexões, Limites e Vivências: Em defesa do estágio qualificado e na busca de estratégias para efetivá-lo.

18h45 – RECEPÇÃO

19h10 – ABERTURA

19h30 – LEI DO ESTÁGIO (Lei 11.788/2008) - Dr. Amaurilson Alves de Oliveira (Univale)
Resumo da comunicação: Breve contexto do surgimento da Lei do Estágio; Principais pontos do estágio não-obrigatório; Deveres e obrigações das partes envolvidas; Penalidades previstas pelo não cumprimento da Lei.

19h50 – SERVIÇO DE INTEGRAÇÃO UNIVALE/EMPRESA (SIUNE) – Profª Maria Emília C. Magalhães Mafra (Univale)
Resumo da comunicação: O que é o SIUNE; Responsabilidades e Competências; Fluxo de Estágio; Atendimento.

20h – ESTÁGIO QUALIFICADO: DIÁLOGO POSSÍVEL? - Prof. Dr. Elton Antunes (UFMG)
Resumo da comunicação: Por que estagiar? Princípios norteadores do estágio qualificado; Principais distorções do Estágio em Jornalismo; Estágio qualificado com vistas ao fortalecimento e valorização da profissão de jornalista.

20h20 – ESTÁGIO EM JORNALISMO NO VALE DO AÇO - Profª Patrícia Coelho Oliveira (Unileste)
Resumo da comunicação: Cenário e realidade do estágio em Jornalismo no Vale do Aço; Principais dificuldades enfrentadas pela Unileste para assegurar a prática do estágio qualificado; Pontos positivos e negativos da prática do estágio para a formação do futuro jornalista.

20h40 – NOVA POLÍTICA DE ESTÁGIO DO CURSO DE JORNALISMO/UNIVALE – Profª Fernanda de Melo Felipe da Silva (Univale)
Resumo da comunicação: Cenário e realidade do Estágio em Jornalismo em Governador Valadares; Resultado da pesquisa feita junto aos alunos do Curso sobre suas experiências e opiniões sobre o estágio; Princípios da nova política de Estágio do Curso de Jornalismo/Univale.

21h – DEBATE

22h – ENCERRAMENTO


05 DE NOVEMBRO DE 2010

PARTICIPANTES: Supervisores de Estágio das Instituições Concedentes de Estágio em Jornalismo de Governador Valadares, Alunos e Professores do Curso de Jornalismo/Univale, Prof. Elton Antunes (UFMG), Profª Patrícia Coelho de Oliveira (Unileste), Profª Maria Emília C. Magalhães Mafra (SIUNE), Dr. Amaurilson Alves de Oliveira (Univale)

8h – RECEPÇÃO / CAFÉ

8h30 – OFICINA – Parte I: Identificação e aprofundamento dos pontos positivos e negativos da prática do estágio em Jornalismo em Governador Valadares.

9h30 – OFICINA – Parte II: Propostas para solucionar os problemas identificados e avançar na questão do estágio qualificado.

10h30 – ENCAMINHAMENTOS

11h - ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário